-
Arquitetos: VAGANTES
- Área: 86 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Cesar Béjar
-
Fabricantes: Cemex, Cocinas Fuego, Jako, Margules, Predeco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kanché é um espaço especializado em bebidas e comidas preparadas com licores nacionais e ingredientes locais cultivados no jardim do restaurante Kinich em Izamal, México.
Tradicionalmente, a civilização Maia cultivava vegetais, frutas e hortaliças em estruturas elevadas chamadas Ka'anché, construídas com troncos de árvores nativas para proteger as plantações de pragas e chuvas.
O projeto é baseado no resgate dessa prática tradicional que, ao longo do tempo, tem desaparecido, e no respeito pela vegetação existente no jardim. Além disso, busca minimizar a construção para abrigar o novo programa e reduzir o impacto ambiental. Foram aplicados princípios de design bioclimático para otimizar o conforto térmico e a eficiência energética, integrando a arquitetura com o meio ambiente e respeitando o contexto histórico e arquitetônico.
O terreno, localizado ao lado da pirâmide de Kinich Kakmó e delimitado por uma muralha de pedra de 1,5 metros de altura, e possui uma área de 500 metros quadrados que abriga árvores frutíferas, arbustos e plantas medicinais.
A localização do volume foi cuidadosamente selecionada para respeitar a vegetação existente e aproveitar as condições climáticas ótimas para os usuários (ventilação e luz solar), oferecendo vistas privilegiadas para a pirâmide. O projeto é dividido em três áreas principais: o balcão, que atravessa parte do terreno entre árvores e cria um espaço principal para os clientes protegido por uma cobertura que também funciona como horta-mirante; o setor de serviços, que inclui cozinha, depósito e banheiros; e a horta, que utiliza a vegetação existente para criar diferentes ambientes ao redor do balcão, fundindo os limites entre interior e exterior.
Foi priorizado o uso de materiais locais e sustentáveis, como a madeira para a cobertura que protege o balcão, e acabamentos de cal e terra do sul de Yucatán para pigmentar paredes e lajes de maneira natural. Além disso, foi utilizada brita e paralelepípedo para maximizar a permeabilidade do solo e minimizar o impacto no local.
Quanto ao mobiliário, optou-se pela reciclagem das cadeiras de um antigo cinema da cidade e pela reutilização de mesas tradicionais usadas para fazer tortillas. As banquetas altas do balcão foram fabricadas artesanalmente. Também foram integradas garrafas, utensílios e peças de artesãos locais na decoração e ambientação.
Para melhorar a eficiência energética e o uso da água, foram implementados um biodigestor, torneiras de baixo fluxo, vasos sanitários de dupla descarga e sistemas de separação de resíduos. A água tratada é reutilizada para a irrigação da vegetação, e foram instaladas iluminação LED e equipamentos de cozinha de baixo consumo. Kanché oferece um espaço onde é possível se conectar com a natureza, a história e a cultura de Yucatán.